Ferramentas
Logar

Você está aqui: Home
Domingo, 17 Dez 2017

E-mail Imprimir PDF

Nossa sociedade vem apresentando muitos problemas neste final de sculo. A fome, guerra, o desmatamento, a violncia e, alm do mais,

a existncia da grande desigualdade entre ricos e pobres. No entanto, essa prpria sociedade est se voltando para estes fatores sociolgicos, culminando nos emergentes valores como a solidariedade, a ecologia e a globalizao das relaes sociais. Assim, dizer que o setor da solidariedade , as Organizaes sem fins de lucro e as Fundaes, esto ganhando uma importncia muito grande em nossa sociedade, no dizer nada de novo.
O setor da solidariedade tem como objetivo fundamental promover a mudana social, mas isto no muito simples. As pessoas que vivem numa determinada sociedade, tm seu conceito de vida, sua personalidade e est implicado nessa, de acordo com seu vnculo social e no que acontece em sua volta. Assim, a soluo dos problemas sociais implica em uma mudana social: mudar as formas com que os indivduos e os grupos desenvolvem suas vidas, transformando prticas adversas ou daninhas, em outras produtivas, modificando as atitudes e os valores nas comunidades e nas sociedades em sua totalidade, e criando novas tecnologias sociais que introduzam as mudanas desejadas e elevem a qualidade de vida das pessoas.

Hoje, cada vez mais pessoas na sociedade esto desejosas de uma mudana social: mudanas em sua forma de vida, na economia e em seus sistemas sociais , nos seus estilos de vida e em suas crenas e valores. Isto deve-se ao fato de que as coisas esto se desenvolvendo de uma maneira to rpida que as pessoas notam uma constante revoluo de expectativas crescentes. Hoje em dia as mudanas no vem pela violncia e, sim, muito bem planificadas, voluntrias e no-violentas.

Essas mudanas sociais, polticas e econmicas, no poderiam passar desapercebidas pelo marketing, e em particular, pelo marketing social.

As campanhas sociais surgem entre pessoas que esto decididas a dirigir, confirmar e controlar a mudana. Nas sociedades democrticas, a mudana social planificada, realiza-se pela ao interessada dos governos e cidados. A hipteses de partida que os lderes devem ganhar a aceitao dos governados para poder realizar mudanas importantes e, assim, a ao cidado/voluntria, ser avaliada como uma alternativa legtima do governo.

As campanhas de mudana social podem alcanar objetivos de influir, determinar e mudar as idias e as prticas. O que acontece deficincia do Estado em atender a todas as necessidades sociais fazendo com que a sociedade sinta necessidade de um maior desenvolvimento de aes e medidas que visem diminuir os seus problemas. Essa "negligncia estatal", vem levando o segundo setor a apoiar projetos que visem o bem estar social, desenvolvendo e realizando sua responsabilidade social.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo IPEA, existe um nmero crescente de empresas que esto investindo no social. O interessante a ressaltar que, a maioria das empresas realizam os investimentos de uma maneira qualquer, no realizando nenhum estudo e controle sobre seu investimento. Resumindo: o fazem por filantropia.

Em outros pases, as empresas esto vinculando suas marcas a uma causa de interesse social mediante acordos com entidades sem fins de lucro, que desenham e executam os programas de ao. continuao, a empresa convida os consumidores a colaborar com as causas propostas pela marca. importante observar o grande envolvimento dos funcionrios de uma determinada empresa, os quais tem uma grande participao no desenvolvimento de programas sociais adotados por essa.

No entanto, o problema maior das empresas identificar aquela causa de interesse social mais relevante para seu pblico objetivo e que seja coerente com os valores da marca. Em primeiro lugar necessrio identificar os valores da marca e os valores do consumidor dessa marca, produto ou servio. O seguinte passo consiste em distinguir aquelas causas que melhor podero representar os valores entre cliente e empresa.

O marketing social inicia-se como uma verdadeira forma de exerccio de responsabilidade social (repito: responsabilidade social ), e pode chegar a construir a longo prazo um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para as empresas. Hoje em dia existem conhecimentos e tcnicas para organizar e colocar em prtica programas efetivos de mudana social em qualquer rea de assunto social, tanto local como nacional. Originar a mudana social que melhore a vida um desafio das campanhas sociais e o objetivo do marketing social.



Por: Enas Alessandro da Silva Melo
membro fundador do Instituto Focus Social