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Sexta, 20 Out 2017

Veja dez dicas para o empreendedor a montar uma loja virtual bem-sucedida.

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O comrcio eletrnico um espao virtual no qual produtos e servios so ofertados aos clientes por meio da internet. Trata-se de um canal online em que consumidores podem fazer e acompanhar compras, pedir encomendas, realizar transaes financeiras, entre outras coisas, diretamente de qualquer lugar.

Para vender, no importa qual seja o negcio, preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lgica a mesma. No entanto, devido a particularidades do universo online, preciso estar atento a fatores-chave de sucesso. Caso contrrio, por maior que seja o esforo, as vendas na web podem no decolar.

Veja, a seguir, 10 dicas para o sucesso no mercado digital.

Estar preparado para entrar na internet

Antes de dar o primeiro passo, preciso entender o que est por trs de um e-commerce: quais investimentos so necessrios; quem so os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes; como ser a estratgia de marketing.

Para isso, necessrio elaborar um Plano de Negcios, que reduzir as chances de fracasso e testar a viabilidade do projeto. Tenha em conta tambm que possvel concorrer em nichos, nos quais o pequeno negcio poder ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competio ser basicamente por preo.

Ter um site 100% funcional e de tima navegabilidade

Tudo que estiver disponvel no site deve funcionar da melhor forma possvel. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja (usabilidade). Caso contrrio, ele desiste em um clique e dificilmente voltar.

Os problemas mais comuns so: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anncios, pouco contraste entre fundo da pgina e cor da letra inadequada.

Ser verdadeiro e legal

Deve-se evitar prometer o que no se pode cumprir. Tambm bom no deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre cobrana de frete ou prazo de entrega.

Isso dar confiabilidade ao site e poder ser fator decisivo de compra. J em termos legais, o empreendimentos deve alinhar-se s regras obrigatrias para funcionamento de lojas virtuais (nome, CNPJ, atendimento ao cliente etc.).

Ter obsesso pela logstica

No existe contato fsico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site. E a mercadoria tem que chegar impecavelmente embalada. Sempre!

Oferecer multicanais ao cliente

necessrio estar presente nas redes sociais, ter um chat ou um e-mail especfico para o atendimento ao cliente, colocar o nmero de telefone bem visvel no site. Se o empreendimento no tiver um site ou o empreendedor ainda no sabe como cri-lo, bom avaliar possibilidades de insero em Market Places, isto , em locais virtuais para negociaes de comrcio eletrnico.

Avaliar a possibilidade de criar um blog, sobretudo se estiver em um mercado de nicho em que contedos sejam influenciadores de compra, uma boa ao. Alm de reunir o pblico-alvo, o blog serve para divulgar ofertas da loja virtual, o que favorece aos mecanismos de busca atribuir relevncia loja.

muito importante facilitar ao mximo o acesso do cliente ao negcio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra. E todos os canais precisam efetivamente funcionar. Se algum no funciona, melhor no ter.

Montar uma equipe preparada e bem treinada

Para cuidar do contedo, do design, de questes relacionadas tecnologia da informao e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, se integrar, para que se alcance xito no trabalho que cada um executa.

Anunciar

Uma boa maneira comear fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificar se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas).

H muitas maneiras de fazer anncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mdias sociais (canais nos quais se pode ter uma segmentao de pblico-alvo mais refinada tambm se paga por clique).

Em todos esses formatos de anncio, o mais comum pagar por clique.

Investir em SEO (Search Engine Optimization)

A traduo do termo, Otimizao para Mecanismos de Buscas, j diz muito. O trabalho de SEO otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao contedo.

Hoje, os sites de busca so a principal fonte de procura de informaes pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores fundamental para ser visto.

O trabalho de SEO lento e deve ser ininterrupto e detalhado para gerar resultados relevantes. Quando bem-feito, gera maior visibilidade para o negcio e diminui a necessidade de investimentos em anncios.

Ter um site seguro

H diversas empresas que oferecem servio de proteo ao site, anlise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operaes seguras. preciso avaliar a soluo ideal para o porte do negcio, mas no se pode deixar de garantir segurana ao cliente no momento da compra, pois este um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

Investir na gesto do negcio

Depois que o cliente clica no boto comprar, no site de uma loja virtual, se inicia uma complexa e delicada operao, invisvel aos olhos dos clientes e que inclui logstica, gerenciamento de pedidos, estoque, relatrios, faturamento, entre outros.

O Back Office (a parte de trs do balco) representa a estrutura fsica completa nos bastidores do website de uma loja virtual e fundamental gerenci-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificaes e o prazo combinado.